segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Honda VFR800X Crossrunner by Ricardo Pereira



No passado Sábado fui dar uma volta com a VFR800X Crossrunner que o Sr. Paulo da MOTORSAL teve a gentileza de me ceder.

Honestamente, sempre que vi esta moto em fotos, não me apelava muito, ao vivo a meu ver é muito diferente, super elegante, linha fluidas com bastante porte, pudera, tem mesmo de ter ...para albergar 100 cvs dentro do fantástico 4 cilindros em V já apanágio da Honda.

Assim que me coloquei em cima da moto, a primeria coisa que se nota é a facilidade de manobra em parado, mais uma vez, fruto de uma distância ao solo a meu ver perfeita mas ao contrário do que a Honda anúncia, nunca na vida esta moto é uma On/Off road a não ser que coloquem alcatrão nos trilhos de monte LOL. Esta mota apenas poderá atacar uns estradões de terra batida e sem buracos, caso contrário temos problemas.

A meu ver a Honda cometeu um erro grave ao colocar o escape do lado direito, tapando de certa forma a obra de arte que é a jante traseira. Deviam ter mantido o escape do lado esquerda tal como na sua irmã mais “velha” para mostrar o que de mais bonito esta moto tem, a secção traseira.

Coloquei a moto a trabalhar, o escape solta um silvo suave, bem, não é do meu agrado mas ao menos cumpre com as 3.654 normas de ruído que os Srs. da CEE nos obrigam a seguir, nada que um bom esacape resolva (um Akra ficará a matar sem dúvida nenhuma).

First gear, a fera começa a rolar… a acelaração é rápida mas não tanto como esperava, nota-se que está estrangulada, muito certamente a nível de escape pois basta reparar bem na distribuição colectores/escape, mas tudo bem, a geometria do quadro também não dá para grandes aventuras de velocidade, no entanto a posição de condução é estranha, especialmente nos poisa-pés, recuados e um pouco acima, a lembrar as desportivas, aqui não gostei, torna-se um pouco desconfortável a meu ver (talvez por ser alto...). Em andamento o motor é muito bom, apesar de limitado, apresentando potência q.b. Em baixas, muito bom, o que denota uma vertente citadina sem qualquer problema (talvez apenas nos consumos). Ao motor é impossível dar outra nota: Muito bom ;).

A caixa de velocidades, Honda, macia, correcta sem qualquer erro, quem me dera que outras marcas seguissem o exemplo. Pouco a dizer. Caixa: nota mais que positiva.

Quanto a travagem, na frente duplo disco com 3 pistões em cada pinça fazem o seu trabalho na perfeição sem hesitações nem comportamentos estranhos mesmo quando já vamos a curvar e a lamber o alcatrão. Atrás o disco de 256mm com pinça de 2 pistões ajuda bastante quando nos entusiasmamos demasiado e precisamos de ajuda para segurar moto antes de sairmos por uma curva fora devido ao excesso de velocidade ;). Travões: Muito bom mesmo.

Protecção aerodinâmica: Esta versão tinha o vidro alto que até aos 150-160Km/h dá mais que conta do recado, aliás, fiquei super surpreendido com a excelente capacidade de protecção aerodinâmica que este pequeno vidro consegue. Parece ser uma moto bastante boa para viajar, peca apenas pela posição dos poisa-pés como já referi. Nota final: Muito bom.

Quanto iniciei o test-ride desta moto, ia com expectativas elevadas que de certa forma não foram defraudas. Uma excelente moto para andar rápido (apesar de estar limitada), para a cidade (tendo cuidado com o punho direito obviamente) e para viajar pois tem potência q.b. para as AE e baixas suficientes para rolar calmamente nas nacionais, depende do gosto de cada um.

10 comentários:

  1. Ricardo, tens uma opinião muito idêntica à minha e eu experimentei essa mesma mota que tu mas antes de lhe porem o vidro mais alto.
    Realmente taparem a jante com o escape é algo absurdo, mas quem somos nós....
    Enfim, eu adorei a mota e parece que tu também :D
    Esta foi a única mota que me pôs a fazer conta de cabeça porque afinal não custa muito mais que o que vale a minha 990 agora.

    ResponderEliminar
  2. É Honda, e está tudo dito. Fiquei com vontade de experimentar a mota, apesar do preço, me fazer pender para a 700X, que já me satisfaz bastante bem.

    ResponderEliminar
  3. O escape não foi para aquele lado por acaso... há que ter em conta a distribuição de pesos, especialmente em motas com monobraço traseiro como esta! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até que concordava contigo se a VFR800 VTEC tivesse o escape do mesmo lado, o que não é o caso ;)

      Eliminar
  4. Este não é um blog da Honda, lollololol

    ResponderEliminar
  5. Uma máquina que não deixa ninguém indiferente.
    Bom teste.

    ResponderEliminar
  6. Já a exprimentei em test drive, gostei, mas acho que não justifica o dinheiro que pedem por ela.

    ResponderEliminar
  7. boas, eu tenho uma só acho que os consumos são um pouco elevados, com um deposito faço 250 kmºs, dá +-7,5l de média ...

    ResponderEliminar
  8. Eu tenho uma tambem e com um deposito faço 280 Kms (em percurso misto de cidade / via rapida)
    De referir que tenho Topcase de 55 litros, malas laterais V-35 e vidro alto da Givi.

    A andar com pendura so em estradas nacionais a cumprir velocidades consigo consumos de 5.6 L/100

    ResponderEliminar
  9. O design dessa motocicleta é bem legal só faltou desempenho

    ResponderEliminar