sábado, 14 de janeiro de 2012

Suzuki Van Van 125







SUZUKI RV 125







VAN VAN








































Janeiro 2012







Com a adesão ao mercado das motas por parte de muitos condutores com carta automóvel, que até á pouco tempo não se viam deslocar através de duas rodas, venho falar da Suzuki RV 125 Van Van.
Apesar do preço passar os 3.500€, esta pequena Suzuki pode tornar-se numa solução económica, tendo em conta o baixo consumo, cerca de 3 lts. aos 100 kms. , aliado a uma manutenção simples e barata.
Inspirada nos modelos Scrambler dos anos 70, esta Van Van, apresenta nesta ultima versão, um motor monocilindrico de injecção de combustível, com 12 cvs de potência e uma caixa de 6 velocidades.
Característica que salta imediatamente á vista são os largos pneus que equipam a mota, bem como o depósito estreito, capaz de levar 9 litros de gasolina, que permitem uma autonomia entre 220/280 kms.
Na estrada, apesar de ser lenta no arranque, com o trocar de mudanças, o motor começa a libertar-se, permitindo rodar nos 60/80, com alguma resposta do motor, para efectuar ultrapassagens.
A velocidade máxima de 115 kms./hora é conseguida em 6ª velocidade, sendo necessário para tal, uma boa recta com alguma inclinação.
Nas subidas sente-se a fraca potência do motor, sendo necessário recorrer á caixa, para a manter a puxar, mas a velocidade aí cai bastante. Com pendura a situação ainda piora mais.
O largo, confortável e comprido banco permite andar com pendura com um certo á vontade, só o motor não ajuda da mesma forma. Tratando-se de uma 125 não se pode exigir muito mais. Sempre dá para dar uma boleia até á praia. Até porque na traseira existe um porta bagagens, que permite levar alguma bagagem com uma aranha, ou até aplicar uma top case, o que não irá beneficiar no bom aspecto que a mota apresenta sem ela.
A caixa de velocidades é suave, e de fácil accionamento, com o senão do pedal estar demasiado alto, é necessário levantar muito o pé para recorrer á troca de mudanças.
Em andamento a mota é confortável, a suspensão macia, torna os buracos e deficiências da estrada, quase inotáveis.
No que diz respeito á travagem, funciona bem, apesar de a traseira não dispor de disco, mas sim tambor, na frente o disco único, bloqueia depressa, fazendo a roda fugir, requer alguma habituação.
Os acabamentos da mota são bons, semelhantes aos modelos maiores da marca Nipónica, de salientar a potência do farol da frente, dá uma iluminação excelente.
Apresentando pneus trail, e um aspecto off-road, tornou-se obrigatório pô-la em maus caminhos. Apesar de haver motos muito mais adequadas para o efeito, a verdade é a Van Van não se nega, e roda sobre piso solto de pedra ou terra sem dificuldade. Como a mota é baixa, andar em pé, requer ir demasiado dobrado, muito tempo, torna-se desconfortável. A pouca altura do motor até ao solo, tambem a faz raspar nas pedras mais salientes que se podem encontrar.
Conclusão, esta RV125 é uma mota engraçada que não passa despercebida onde passa. Tem as suas limitações naturais, mas pode ser uma boa escolha para iniciados, ou até alguem, que queira uma mota simples e económica.

Aqui o video da Van Van:

http://youtu.be/KCREx8nkQu0

Carlos Tavares

12 comentários:

  1. Excelente crónica. Tenho curiosidade de experimentar.

    ResponderEliminar
  2. Muito bom, belas fotos...

    ResponderEliminar
  3. Acho que vai ser a minha próxima mota.

    ResponderEliminar
  4. Bem, esta pequena Suzuki é um mimo.
    Por isso e dada a categoria onde se insere, não me parece nada limitada.
    Tem um "look" próprio e cheio de personalidade.
    A fiabilidade é inquestionável e literalmente chama a atenção por onde passa ou estaciona.

    ResponderEliminar
  5. Comprei uma em Março e já fiz 3500Kms. Já fiz de Faro a Alcácer e tudo na boa. Roda nos 100Km/h. Velocidade máxima 120 Kms/h

    ResponderEliminar
  6. http://lisboacity.olx.pt/suzuki-vanvan-rv-125-limited-edition-iid-432554436

    ResponderEliminar
  7. Boas, adoro a van van e pretendo comprar uma, contudo, depois de já ter visto uma para compra apareceu uma maxi scooter Kymco Downtown e fiquei na duvida qual comprar. Van van 1 ano mais velha e com mais km mas menos 300€. a mota será para o uso diário e em curtas viagens de cerca de 10-15km cada na cidade de lisboa... Qual aconselha??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Kymco DT essa é van van é linda mas para cidade...não sei...se queres com caixa penso que ficas mais bem servido com uma Honda cbf 125 bem poupadinha e mais em conta. Se for pela estética força senão pensa bem, vê foruns e principalmente o mercado dos usados existem por aí muito bons negócios e muitas outras marca! Dá uma vista de olhos no forum CPM ;)abraço e boa compra

      Eliminar
  8. Tenho uma com 22000km, compreia nova em Maio de 2010 e nada a apontar.
    Ando todos os dias nela é uma mota muito pratica fantastica.

    ResponderEliminar
  9. Really nice just love the information that you have provided, i also found something interesting Which Is The Suzuki's New Fastest Bike Named As Suzuki Van Van 200

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar