quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Nexx XR1R Carbon por Mário Correia


Depois de muito ouvir falar neste capacete ultra leve em carbono com um preço bombástico, lá acabei por ceder e comprei-o.

Quando se pega no capacete a 1ª impressão é que é realmente muito leve. O autocolante atrás a dizer 1200gr não engana, ele é mesmo leve.
Depois começa-se a analisar todos os pormenores dos interiores e pinturas e vê-se que é perfeito. Os interiores são de uma qualidade irrepreensível com materiais de primeira e muito bem acabado.
Todos os interiores se tiram com muita facilidade para se poderem lavar em condições e o fecho é o normal duplo D que se usa em capacetes de competição pois é o sistema menos falível e mais seguro.
Aqui descobri que por causa da ponta da fita que entra nos D não ser arredondada dificulta o fecho do capacete quando se está com luvas mas nada que um trabalho de costureira não resolva em menos de 5 minutos sem qualquer risco de estragar seja o que for.

Um problema apontado ao capacete é o facto de ser necessário desapertar parafusos para tirar/substituir a viseira, mas para mim como não é uma operação que seja regular e como os parafusos se conseguem desapertar com uma qualquer moeda pequena, não vejo razões para isso ser uma falha.

Isto é o que se descobre do capacete apenas estando com ele na mão e impunha-se um teste em andamento o que foi feito mal pude.

A ventilação é muito boa e sente-se bem. Talvez uns furos abaixo do Shoei XR-1000 mas mesmo assim muito boa. Mais que suficiente. Portanto este meu "medo" por estar acostumado a um capacete referencial neste campo deixou de existir. Nota final para a ventilação - Muito boa.

O ruído que era outra das coisas que me preocupava também está aprovado. Bem mais silencioso que o Shoei mas mesmo assim podia ser melhor. Pelo que dizem dos Shubert este deve fazer mais barulho, mas também nunca experimentei nenhum Shubert, portanto não tenho termo de comparação. No entanto pareceu-me que este campo ainda podia ser melhor mas mesmo assim muito positivo.

Mas pronto como não há bela sem senão o pior mesmo que encontrei neste capacete é a posição da correia que está a meu ver muito para trás, ficando a fazer força muito perto da garganta o que se pode tornar incomodo. Mas pareceu-me que deve ser uma questão da hábito. Incomoda apenas se quisermos olhar para baixo.

Nota final MUITO positiva. Parece-me superior ao meu Shoei em tudo menos na ventilação e conforto pois este ainda está muito justo e o Shoei com 5 anos já está perfeitamente feito à minha cabeça. É uma questão de tempo e este também chega lá.

A falta de peso nota-se e bem em andamento e eu já vinha de um capacete leve. Parece que vamos apenas com uma protecção na cabeça tipo gorro de tão leve que é. O meu pescoço vai agradecer.

É excelente também na visibilidade. A visão periférica é perfeita, olhado em volta praticamente não se consegue ver parte nenhuma do capacete e virar a cabeça, mesmo a andar mais depressa é extremamente fácil por causa da leveza e aerodinâmica.

Enfim, estou a adorar o capacete. Experimentem. É produto Nacional de MUITA qualidade e acessível.

9 comentários:

  1. Tambem tenho um XR1R, e posso dizer que é excelente. Ser Nacional, tambem ajuda a ser uma boa escolha.

    ResponderEliminar
  2. Mário, o duplo D é o sistema recomendado no GP por isso, a meu ver também o melhor. Tenho esse sistema no RF-1000 e não precisei de "costurar" nada, apenas aperto o capacete sem as luvas e só depois calço as luvas ;)

    ResponderEliminar
  3. Não tenho dúvidas nenhumas:
    Uma das melhores propostas DO MUNDO em matéria de capacetes.

    ResponderEliminar
  4. Pessoalmente, acho que no blog devem constar "testes & impressões" sobre os variados equipamentos do mundo das 2 rodas.
    As impressões aqui expressas e todas deste tipo, tanto positivas como menos boas, têm o maior interesse.

    ResponderEliminar
  5. Concordo contigo Tito, ficava um blog muito, mas muito abrangente.

    ResponderEliminar
  6. Eu tenho este capacete e um schuberth C2, efectivamente o schuberth é mais silencioso, ainda assim, acho que este foi uma óptima compra, é um capacete muito ágil, quase não se sente, visibilidade excelente, adorei.... A melhorar: a qualidade dos parafusos que apertam a viseira...

    ResponderEliminar
  7. Comprei uma TIGER 800. e portanto queria um capacete de qualidade. Depois de provar muitos e de todos os preços, fui procurar um adaptador para a tomada de 12W da TIGER que pro incrível que pareça é o sistema EUROPEU, mais fino e portanto não dá para conectar a porta USB do GPS. mas enfim buscando esta peço me deparei com uma loja repleta de capacetes, e resolvi provar alguns, e ao colocar o XR1 na cabeça foi paixão a primeira prova, leve, assentou perfeitamente bem, e quando a vendedora me disse o preço e as condições não resisti e comprei um. No dia seguinte pequei a estrada para 400 km de viagem, um vento de lascar e me senti confortável, mas me pareceu que o barulho interno é muito grande que chegou a me dar dor de cabeça, mas tirando este pormenor, é uma excelente relação custoxbenefício.
    Amauri Valle
    Machadinho do Oeste- Rondônia

    ResponderEliminar
  8. Tem diversas versões sobre esse capacete pra mim ele é ótimo para andar de motocicleta

    ResponderEliminar