quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Honda NC700X



A curiosidade sobre a Honda NC 700 X começou logo nas primeiras fotos vistas na net. Os números que surgiram criavam muita expectativa sobre o modelo, consumos abaixo dos 4 litros aos 100 kms., autonomia de 400 kms. e especialmente o preço, 6.000€. Menos positivo até experimentar, era a potencia declarada de 51 cvs. Ficava a duvida se chegava para tirar algum prazer na condução da mota, ou se seria apenas uma moto económica e utilitária.
O aspecto bem actual da mota agradou-me, posição condução alta, pneus de estrada, espaço para o capacete onde devia estar o depósito da gasolina, agora colocado debaixo de banco, senão for o capacete, sempre lá cabem outros utensílios.
Passei algumas horas até ao dia de poder experimentar a 700X a pesquisar na net toda a informação possível sobre a mota, o conceito criado de Crossrunner Urbana agradava-me, mas a duvida sobre a resposta do motor continuava presente na minha cabeça.
Na data anunciada para estar disponível para teste drive, no concessionário Lopes e Lopes em Mem Martins, 3 de Dezembro lá estava eu, ansioso por ver pela primeira vez a mota ao vivo, e experimentá-la, claro!
Logo na entrada, a NC 700X branca, não fosse a minha cor preferida, encantou-me pela aspecto de MOTA que tem, se o preço é “pequeno”, não se deixa intimidar por modelos mais conhecidos e com maior cilindrada ou preço. Não apresenta luxos, tem apenas o essencial mas tudo no sitio certo, gostei especialmente do espaço criado no falso deposito para o capacete, e da traseira da mota, bastante limpa.
Passado uns minutos a mirá-la, chega ao parque outra branquinha, e o som bem acentuado, chamou-me logo a atenção. Que linda! Pensei de imediato.
Agora vou eu, pôr capacete, sentar, e a sensação que tudo se encaixa, é imediata. Assim que arranquei o som fez-se notar, convidando a acelerar, meti-me no IC-19, e acelerador a fundo, na 3ª a mota “corta”, penso que é falta de gasolina, olho para os manómetros digitais vejo que está cheia, afinal não, está é no red line, meto 4ª e lá vai ela de novo a roncar, até rapidamente cortar de novo, começo a perceber que não é preciso puxar tanto por ela, e até ao final já não voltou a acontecer. Na subida da IC-30 puxo por ela, punho enrolado, e ficou-se nos 140/150, mesmo assim deu para me livrar facilmente dos enlatados que por lá circulavam.
Uma voltinha até Sintra, o arranque da mota nas saídas das rotundas impressiona, não é fácil andar devagar na 700X, super divertida no pára arranca, ágil e leve a curvar e ultrapassar, quem diria que tem mais de 200 kgs.! O banco é confortável, um pouco escorregadio, mas isso pode ajudar na “diversão” nas estradas mais sinuosas.
A travagem não compromete, mas convém conjungar o travão traseiro com o frontal, que apresenta apenas um disco grande e bonito.
De volta ao IC-30, vamos lá ver de que és capaz, puxando todas as mudanças de velocidade, até á 6ª até bem perto do red-line, sem deixar cortar, em pouco estava nos 180, já tinha lido que chegava aos 190, o modelo testado tinha apenas 150 kms., nos 180 só tinha umas 1.000RPM até á marca vermelha, 182,184, já não dá mais, mas ainda consegui ver por segundos o 185 kms./hora! Depois da rodagem inicial acredito que o valor suba. E já estava na saída para o IC-19….
A protecção aerodinâmica, satisfaz, o mini ecran assenta perfeitamente na mota, a 120/140 basta baixar um pouco a cabeça e estamos “protegidos”, daí para cima, não adianta contar com ele. Mas esta mota não foi feita para essas velocidades, quem quiser andar rápido e sem apanhar vento, tem muitas opcções.
No IC, a mota dribla no trânsito tão facilmente, que rapidamente estou á porta do Stand, com um sorriso de orelha a orelha. Se há motas, que me identifiquei prontamente, esta NC 700 X, foi uma delas.
Conclusão, esta Honda faz tudo que lhe peçam, de um modo modesto e divertido, a um preço ultra “leve” .

16 comentários:

  1. É assim mesmo. Como escrevo no meu teste, a mota também me agradou muito.
    Aquela sensação que falas de que tudo encaixa, assenta-lhe perfeitamente. Andas 500m na mota e tens a sensação que é a tua mota de sempre tal é a empatia sentida. A única coisa que requer habituação é o terem trocado de posição os piscas com a buzina.

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  2. Um trabalho da Honda pleno de racionalidade e eficácia.
    Os testes confirmam isso.

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  3. Gostaria de saber como funciona o sistema de embreagem, é totalmente automatico ou é necessario o uso da embreagem.
    Por favor tire-me esta duvida.
    Sou do Brasil e a imprensa informa que em breve estará a venda aqui em solo Brasileiro.
    heritonrf@gmail.com.br

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  4. Heriton, há duas versões da NC 700X, a convencional, de caixa com mudanças no pedal, e embreagem de mão, foi o modelo testado, funciona como qualquer mota comum.
    Há tambem a versão de caixa automática, e aí funciona como uma Scooter. Não tem embreagem manual, nem manete. Nesta automática tem 3 modos, o Sport, o de cidade e o manual, usando o modo manual, temos no punho esquerdo dois botoes, um + outro -, que servem para fazer a mudança de velocidade, sem ser preciso recorrer a ausente manete de embreagem.
    Espero ter ajudado! Boa compra!

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  5. e entre ela e a transalp 700? qual seria a melhor?

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    1. 700 X sem dúvida alguma, motor muito mais solto, além do look moderno.

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  6. Entre a NC700X e a Transalp, ía para a X. Tem um look mais moderno, mais económica, e em andamento deve ser a mesma coisa. A Transalp pode ganhar, se a ideia for mete-la fora de estrada, aí sim!

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  7. Qual a autonomia e capacidade de deposito?

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  8. A autonomia chega quase aos 400 quilómetros e o depósito leva pouco mais de 14 litros.

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  9. boas, acabei de trocar uma trail 1000 por uma nc 700x a uma semana, a única coisa que vos posso dizer é IMPECÁVEL.............

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  10. Olá
    Sou Jorge Goes de Elvas e tenho uma NC 700x ha um ano e já fiz 6700kms.
    Posso dizer que já fiz de consumo médio de 2,7 l a velocidades entre os 80 a 100 kms hora.
    De 100 a 130 vai aos 3,7l apartir dai para cima nunca me fez mais que 5l aos 100kms
    Meti o vidro alto de origem Honda e já se consegue fazer viagens tranquilamente entre os 140 a 160 kms de velocidade cruzeiro é de referir que eu tenho 1,70 cm de altura.
    Mandei também rebaixar o banco, perdi um pouco de conforto mas ganhei em segurança .
    A mota é muito divertida de conduzir , muito rápida mas em sexta é impossível circular abaixo das 3000 Rpm começa a bater os cilindros, é mais rápida que uma CBF 600 ate aos 100kms/h, velocidade máxima por mim dada ate hoje 192kms/h...circulei este fim de semana com os pneus com a pressão dos pneus aconselhável e nao gostei a mota dançava algo nas curvas apartir dos 140 , pode ser também efeito de um prologandor de vidro que pode afectar a aerodinâmica.Mota impecável tem bom ritmo de rolamento boa posição de condução é pena cortar as 6000 rotações ... Mota que satisfaz pelos consumos milagrosos mas nao é mota de corridas ... Para mim devia ter dois travões de disco à frente e ABS de origem , mas por 6000€ nao se pode ter tudo...
    Aconselho vivamente esta moto, por onde passo a Honda NC 700X nao passa indeferente.
    Abraços

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    1. Boas Jorge,
      Concordo com tudo o que disse relativamente à moto.Só ainda não me mandei para velocidades tão altas... mas um dias destes faço o teste.
      Só uma questão: Porque diz que perdeu um pouco de conforto ao rebaixar o banco. Já agora, rebaixou o banco ou a moto?
      Abraço

      Francisco

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  11. Boas!
    Como um quase encartado de motociclos e sem experiência, gostaria de saber se este é um modelo indicado para mim (só gosto de trails e tenho 1,90m com 95kgs)?
    E em viagens mais longas, o conforto?

    Cumprimentos

    Renato

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    1. Tenho 1,80m e costumo fazer viagens longas (400km) na NC com pendura, sem problemas. Aconselho vidro alto, sem isso torna-se desconfortável.

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  12. exelente mota muito completa curva bem anda qb consumos inacreditáveis dito isto tirem conclusões.

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