Foi com grande agrado que me desloquei á Quitermotos para um
Test-ride á Aprilia Caponord 1200.
Á hora marcada chegou o João com a falada maquina, depois de
a tirar da carrinha agradou-me muito á vista ver a maquina sem malas, numa
primeira “passagem de olhos” gostei de ver a forma como todos os plásticos se
encaixam, bem como a qualidade geral da maquina.
Depois de preencher a normal papelada para o teste chegou a
hora de rolar com a máquina. Posição de condução muito boa para os meus mais de
1,80m, vidro mesmo na posição mais alta não protege á medida que a velocidade
aumenta. Nota positiva para a facilidade com que este se afina, dois parafusos
que desapertados facilmente se levanta ou baixa o vidro.
Painel com muita informação totalmente digital, menos as
luzes avisadoras mas bem inseridas no mostrador. Facilmente nos adaptamos ou
melhor, facilmente a maquina se molda a nós, travagem muito forte mas
facilmente doseavel. O tacto da caixa também agradou e a embraiagem é suave.
Havia que abastecer a máquina mas antes fazer as curvas
encadeadas da EN1 entre o Alto da Serra e Rio Maior. A suspensão semi-activa
faz com que piso irregular pareça um carril e curvas com piso regular sejam a
sua praia, é uma delícia curvar, dar gás na mudança certa é roda da frente no
ar, uma “fun bike” tamanha é a facilidade com que enfrenta estrada de montanha.
Já com gasolina no deposito, agora em cidade nota-se que o
bicilindrico não gosta de andar abaixo das 2000rpm, não consegui mudar o mapa
da gestão do motor, fiz todo o teste em “S” nota negativa para este ponto, o
comutador do computador de bordo, o cruise control e os punhos aquecidos são
facilmente accionados e bem posicionados, a regulação da suspensão
(condutor/condutor e passageiro/condutor passageiro e carga) e os mapas, são
accionados do lado direito do mostrador de conta quilómetros, nada fácil.
Ora assim em cidade tem que se trabalhar bastante a caixa, é
agradável ouvir o possante 1200, tem um barulho de admissão pujante e de escape
soberbo muito parecido com uma outra italiana. Abrindo os horizontes ao punho
direito é ver a máquina a elevar a sua velocidade para números proibitivos, o
motor é solto a unidade tinha 4200 km, muito pujante a partir das 2000rpm, sem
atritos, parece que tem muito mais que 128cv anunciados.
Pontos negativos para o plástico usado na parte de cima do
deposito e a cobertura do banco não me pareceu das melhores.
Uma maquina concorrente a um segmento aguerrido e cheios de lobbies,
muito bons acabamentos e um equipamento de topo, oferecendo mais pelo mesmo
preço, uma maquina muito justa.
Olá Dário; parabéns pelo teste. Queria perguntar se gostaria de publicar seu teste da Caponord no site MOTO.com.br? É só enviar o texto e fotos para imprensa@moto.com.br. Grande abraço, Aladdin
ResponderEliminarBoa tarde, logo que possivel envio-lhe para piblicar. Cumprimentos.
ResponderEliminarO design dessas motos é incrível
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