quarta-feira, 8 de maio de 2013

Kawasaki Z800 - Test Ride

No dia 8 de Maio desloquei-me à "Speed Master" na Abóboda para experimentar este belo espécimen, modelo que veio substituir a bela e famosa Z750.
Com um aspecto arrasador e uma reputação a manter, a Z800 debita fortes expectativas em qualquer motociclista adepto deste segmento. Assim, rezei para que a Z800 correspondesse a essas expectativas e ganhei coragem para me colocar aos seus comandos e rodar a chave..."ignition!".... Assim que a Z ganhou vida, o som proveniente do escape era discreto. Não hesitei em rodar punho umas quantas vezes o que fez com que este especimen soltasse um som fenomenal, cheio de raça. "Isto promete" - pensei.

Aos seus comandos, fiquei surpreendido ao ver que me encaixava perfeitamente nesta Z apesar dos meus 1m90 de altura.
O objectivo era fazer uns quilometros de qualidade por cidade, IC19 e curvas da Serra de Sintra....toca a enrolar punho que se faz tarde!!

Fiquei surpreendido com o facto desta Z responder maravilhosamente bem em "low revs". Sinceramente, esperava menos. Não quis acreditar e comecei a dar gás.... Então não é que o raio da mota responde rápidamente à solicitação do punho, subindo rapidamente de rotação desde as 2.000 até as 6.000rpm, começando a revelar cada vez mais o seu carácter e alma à medida que continuava a subir de rotação!?!
A Z demonstrou possuir um forte binário, sempre presente desde as mais baixas rotações, demonstrando tambem ser uma óptima citadina, com uma posição de condução confortável e um motor sempre pronto a fazer qualquer ultrapassagem neste perigoso ambiente (cidade). Resultado do teste citadino à Z800...Aprovado!

Toca a apanhar a IC19 e deslocar-me até à bela serra de Sintra. Na IC19, foi possivel rolar até aos 150km/h, altura em que desisti de andar mais rápido. Afinal, trata-se de uma naked e este tipo de estrada não é o seu campeonato.

Já na Serra de Sintra, as curvas escolhidas foram as fantasticas curvas da "lagoa azul". Adoro estas curvas porque aqui o alcatrão é de qualidade,trata-se de uma estrada pouco frequentada por "enlatados" e porque possui curvas abertas e outras técnicas.

Ao começar a fazer as primeiras curvas, depressa reparei que a Z800 se encontrava a jogar em casa.
Mais uma vez, motor maravilhoso, binário sempre presente, sempre pronto a ser utilizado à saída de cada curva! Que dizer dos travões, suspensões e pneus? Excelente combinação. À entrada de cada curva, a manete do travão dianteiro era accionada transmitindo a sensação de estarmos sentados numa "R". Com uma excelente mordedura inicial, todo o processo de travagem é eficaz, sendo que o trabalho realizado pelas suspensões transmite uma sensação de segurança e controlo bem acima da média, conseguindo inserir esta Z no sitio certo, pronta para atacar a curva, realizando uma trajectoria perfeita, com os pneus a revelar uma excelente aderência, numa altura em que o alcatrão já se encontrava um pouco molhado devido à chuva fraca.
Depois disto, é facil perceber que a Z supera também no teste da estrada de montanha. A ciclistica é muito boa e esta mota pede...ou melhor, exige (!) que o joelho ande ali quase a roçar no alcatrão. Excelente a sensação de confiança e segurança.

Motor muito fácil de explorar, chegar às 10.000rpm "acontece" num ápice e acima das 8000rpm é onde se consegue expremer toda a vitamina deste espéZimen. Muita alma, muitas emoções, feeling desportivo.
E que dizer da qualidade de construção? 5 estrelas. E do fantastico painel de instrumentos? Parece saído de uma qualquer nave da "guerra das estrelas", muito completo e cheio de style.

A Z que experimentei  tinha cerca de 800kms rodados e o consumo ficou-se pelos 6.8L/100kms.
Mas como nenhuma máquina é perfeita, APENAS aponto como ponto menos positivo o seu peso, que ronda os 240kg com todos os fluidos e abs. Todos sabemos que a Z veio para marcar território face às rivais que jogam no mesmo campeonato. A kawasaki soube disfarçar bem o seu peso, mas quando se impõe um estilo de condução mais desportivo nas curvas da serra, não há como não reparar no seu peso, apesar do conjunto se portar à altura... mas fica a sensação de que a kawasaki poderia ter-se esforçado mais neste ponto.

Atribuo uma classificação de 4 estrelas em 5 possiveis.

De referir que o atendimento e disponibilidade da equipa que compõe a Speed Master é 5 estrelas. Esta equipa e esta Z800 contribuiram para que passasse o resto do dia a sorrir. Assim vale a pena.

Até uma próxima!


7 comentários:

  1. Excelente! A mota tem um aspecto brutal.
    Pelo que foi escrito, deve ser uma máquina super divertida de conduzir.

    ResponderEliminar
  2. Kawazentosnovazaki, what else??

    ResponderEliminar
  3. Essa moto é demais !

    http://www.motoseclassificados.com/

    ResponderEliminar
  4. Comprei a minha pretinha no dia do lançamento, não me arrependo, troquei peça ER6N, também Kawasaki, ainda estou amaciando, 1.200km... ja peguei estrada eh maravilhosa, responde de pronto quando acionada.

    ResponderEliminar
  5. Estava a pensar comprar uma mas a questão do peso tem-me deixado de pé atrás...será que para o ano não vão apostar num quadro em alumínio como a Z1000??

    ResponderEliminar
  6. Comprei agora uma de 2015, e de facto é apaixonante. A moto tem "GRUNT", o motor está sempre lá e parece que não acaba. O peso desvanece quando começa a circular, apenas no para arranca reparamos nele.
    Ao contrário da concorrência (MT09, Hornet, "Triumph") é uma mota com personalidade, apaixonante e deixa-nos vidrados nela, não é perfeita, é até um pouco dura, mas que importa isso, quando ando tenho sempre um sorriso nos lábios.
    Obrigado pelo Blog, li-o antes de comprar a moto, fiquei apreensivo por causa do peso que referias, mas depois de andar nela tudo ficou mais claro.

    ResponderEliminar
  7. Adoro a Suzuki suas motos são sempre em um nível mais alto que qualquer outra marca

    ResponderEliminar