No dia 8 de Maio desloquei-me à "Speed Master" na Abóboda para experimentar este belo espécimen, modelo que veio substituir a bela e famosa Z750.
Com um aspecto arrasador e uma reputação a manter, a Z800 debita fortes expectativas em qualquer motociclista adepto deste segmento. Assim, rezei para que a Z800 correspondesse a essas expectativas e ganhei coragem para me colocar aos seus comandos e rodar a chave..."ignition!".... Assim que a Z ganhou vida, o som proveniente do escape era discreto. Não hesitei em rodar punho umas quantas vezes o que fez com que este especimen soltasse um som fenomenal, cheio de raça. "Isto promete" - pensei.Aos seus comandos, fiquei surpreendido ao ver que me encaixava perfeitamente nesta Z apesar dos meus 1m90 de altura.
O objectivo era fazer uns quilometros de qualidade por cidade, IC19 e curvas da Serra de Sintra....toca a enrolar punho que se faz tarde!!
Fiquei surpreendido com o facto desta Z responder maravilhosamente bem em "low revs". Sinceramente, esperava menos. Não quis acreditar e comecei a dar gás.... Então não é que o raio da mota responde rápidamente à solicitação do punho, subindo rapidamente de rotação desde as 2.000 até as 6.000rpm, começando a revelar cada vez mais o seu carácter e alma à medida que continuava a subir de rotação!?!
A Z demonstrou possuir um forte binário, sempre presente desde as mais baixas rotações, demonstrando tambem ser uma óptima citadina, com uma posição de condução confortável e um motor sempre pronto a fazer qualquer ultrapassagem neste perigoso ambiente (cidade). Resultado do teste citadino à Z800...Aprovado!
Toca a apanhar a IC19 e deslocar-me até à bela serra de Sintra. Na IC19, foi possivel rolar até aos 150km/h, altura em que desisti de andar mais rápido. Afinal, trata-se de uma naked e este tipo de estrada não é o seu campeonato.
Já na Serra de Sintra, as curvas escolhidas foram as fantasticas curvas da "lagoa azul". Adoro estas curvas porque aqui o alcatrão é de qualidade,trata-se de uma estrada pouco frequentada por "enlatados" e porque possui curvas abertas e outras técnicas.
Ao começar a fazer as primeiras curvas, depressa reparei que a Z800 se encontrava a jogar em casa.
Mais uma vez, motor maravilhoso, binário sempre presente, sempre pronto a ser utilizado à saída de cada curva! Que dizer dos travões, suspensões e pneus? Excelente combinação. À entrada de cada curva, a manete do travão dianteiro era accionada transmitindo a sensação de estarmos sentados numa "R". Com uma excelente mordedura inicial, todo o processo de travagem é eficaz, sendo que o trabalho realizado pelas suspensões transmite uma sensação de segurança e controlo bem acima da média, conseguindo inserir esta Z no sitio certo, pronta para atacar a curva, realizando uma trajectoria perfeita, com os pneus a revelar uma excelente aderência, numa altura em que o alcatrão já se encontrava um pouco molhado devido à chuva fraca.
Ao começar a fazer as primeiras curvas, depressa reparei que a Z800 se encontrava a jogar em casa.
Mais uma vez, motor maravilhoso, binário sempre presente, sempre pronto a ser utilizado à saída de cada curva! Que dizer dos travões, suspensões e pneus? Excelente combinação. À entrada de cada curva, a manete do travão dianteiro era accionada transmitindo a sensação de estarmos sentados numa "R". Com uma excelente mordedura inicial, todo o processo de travagem é eficaz, sendo que o trabalho realizado pelas suspensões transmite uma sensação de segurança e controlo bem acima da média, conseguindo inserir esta Z no sitio certo, pronta para atacar a curva, realizando uma trajectoria perfeita, com os pneus a revelar uma excelente aderência, numa altura em que o alcatrão já se encontrava um pouco molhado devido à chuva fraca.
Depois disto, é facil perceber que a Z supera também no teste da estrada de montanha. A ciclistica é muito boa e esta mota pede...ou melhor, exige (!) que o joelho ande ali quase a roçar no alcatrão. Excelente a sensação de confiança e segurança.
Motor muito fácil de explorar, chegar às 10.000rpm "acontece" num ápice e acima das 8000rpm é onde se consegue expremer toda a vitamina deste espéZimen. Muita alma, muitas emoções, feeling desportivo.
Motor muito fácil de explorar, chegar às 10.000rpm "acontece" num ápice e acima das 8000rpm é onde se consegue expremer toda a vitamina deste espéZimen. Muita alma, muitas emoções, feeling desportivo.
E que dizer da qualidade de construção? 5 estrelas. E do fantastico painel de instrumentos? Parece saído de uma qualquer nave da "guerra das estrelas", muito completo e cheio de style.
A Z que experimentei tinha cerca de 800kms rodados e o consumo ficou-se pelos 6.8L/100kms.
Mas como nenhuma máquina é perfeita, APENAS aponto como ponto menos positivo o seu peso, que ronda os 240kg com todos os fluidos e abs. Todos sabemos que a Z veio para marcar território face às rivais que jogam no mesmo campeonato. A kawasaki soube disfarçar bem o seu peso, mas quando se impõe um estilo de condução mais desportivo nas curvas da serra, não há como não reparar no seu peso, apesar do conjunto se portar à altura... mas fica a sensação de que a kawasaki poderia ter-se esforçado mais neste ponto.
Atribuo uma classificação de 4 estrelas em 5 possiveis.
De referir que o atendimento e disponibilidade da equipa que compõe a Speed Master é 5 estrelas. Esta equipa e esta Z800 contribuiram para que passasse o resto do dia a sorrir. Assim vale a pena.
Até uma próxima!
A Z que experimentei tinha cerca de 800kms rodados e o consumo ficou-se pelos 6.8L/100kms.
Mas como nenhuma máquina é perfeita, APENAS aponto como ponto menos positivo o seu peso, que ronda os 240kg com todos os fluidos e abs. Todos sabemos que a Z veio para marcar território face às rivais que jogam no mesmo campeonato. A kawasaki soube disfarçar bem o seu peso, mas quando se impõe um estilo de condução mais desportivo nas curvas da serra, não há como não reparar no seu peso, apesar do conjunto se portar à altura... mas fica a sensação de que a kawasaki poderia ter-se esforçado mais neste ponto.
Atribuo uma classificação de 4 estrelas em 5 possiveis.
De referir que o atendimento e disponibilidade da equipa que compõe a Speed Master é 5 estrelas. Esta equipa e esta Z800 contribuiram para que passasse o resto do dia a sorrir. Assim vale a pena.
Até uma próxima!
Excelente! A mota tem um aspecto brutal.
ResponderEliminarPelo que foi escrito, deve ser uma máquina super divertida de conduzir.
Kawazentosnovazaki, what else??
ResponderEliminarEssa moto é demais !
ResponderEliminarhttp://www.motoseclassificados.com/
Comprei a minha pretinha no dia do lançamento, não me arrependo, troquei peça ER6N, também Kawasaki, ainda estou amaciando, 1.200km... ja peguei estrada eh maravilhosa, responde de pronto quando acionada.
ResponderEliminarEstava a pensar comprar uma mas a questão do peso tem-me deixado de pé atrás...será que para o ano não vão apostar num quadro em alumínio como a Z1000??
ResponderEliminarComprei agora uma de 2015, e de facto é apaixonante. A moto tem "GRUNT", o motor está sempre lá e parece que não acaba. O peso desvanece quando começa a circular, apenas no para arranca reparamos nele.
ResponderEliminarAo contrário da concorrência (MT09, Hornet, "Triumph") é uma mota com personalidade, apaixonante e deixa-nos vidrados nela, não é perfeita, é até um pouco dura, mas que importa isso, quando ando tenho sempre um sorriso nos lábios.
Obrigado pelo Blog, li-o antes de comprar a moto, fiquei apreensivo por causa do peso que referias, mas depois de andar nela tudo ficou mais claro.
Adoro a Suzuki suas motos são sempre em um nível mais alto que qualquer outra marca
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