segunda-feira, 18 de novembro de 2013

KTM 1190 ADVENTURE "O SONHO AUSTRIACO"



Foi com grande curiosidade que me desloquei à Batquipa para testar a KTM 1190 Adventure.



Uma breve explicação sobre o funcionamento da máquina, ajustei o vidro para a minha altura, sistema muito fácil, basta desapertar duas patilhas e subir, descer, inclinar, fácil e prático. Posição de condução de fácil encaixe, os comandos de fácil tacto, tudo á mão.   





Dado ao arranque do escape sai um rugido muito agradável e os golpes de acelerador fazerem que o motor suba de rotação com vigor e sem sintoma de qualquer atrito. 





Havia que sair de Benfica e apontei rumar para a marginal até Cascais. Depressa notei grande agilidade do conjunto e uma travagem soberba, em modo “STREET” a condução faz-se sem dificuldades no meio do trânsito, sendo que o motor nasce ás 1500rpm (relanti) e não gosta de andar entre essa rotação e as 2500rpm, fazendo que em cidade se tenha que usar e abusar da caixa de velocidades. Já na marginal circulando na casa das 3000rpm a apreciar a bela vista para o Tejo o consumo desceu dos 5,6l/100 para 5,4, e indicando por uns instantes 5,1, o que achei excelente para uma maquina desta cilindrada, num trajecto misto entre cidade e estrada.
 




É uma delícia percorrer o computador de bordo, extremamente fácil e muito intuitivo, para mudar os modos de condução é rápido e fácil, basta desacelerar como a maioria das concorrentes, para ajustar a carga da suspensão é com a moto parada muito fácil, uma pessoa, uma pessoa e carga, duas pessoas e duas pessoas e carga, maravilhoso. 















Depois de umas fotos e invertida a marcha desta vez em modo “SPORT” com o conta rpm já acima das 3000rpm é impressione a forma como sobe de rotação sempre com um belo ronco, á saída das ligeiras curvas, dar gás é com facilidade que levanta a roda da frente, sempre com um tacto maravilhoso como se andasse sobre carris. Ultrapassado Algés, na via rápida acelerando como um míssil, estão lá sim 150cv, sem dúvida nenhuma, facilmente chegamos a 200km/h isto por incrível que pareça, se rolarmos o punho com mais decisão depressa nos metemos a velocidades impensáveis há pouco tempo para uma maxi-trail.
  



O vidro cumpre na perfeição, na posição mais alta protege bem os meus 1,90m sem abanar perfeito, nota negativa para o afundamento da suspensão dianteira, não que abale a estabilidade a velocidades elevadas, mas grande parte das concorrentes já eliminou este problema, segundo me informaram por 400€ todas as que saíram poderão em 2014 montar o controlo de estabilidade que sairá nas versões desse ano, muito bom bem visto pela marca.



Não gostei do accionamento dos pisca, não temos tacto, não existe qualquer click quer para accionar ou para desligar,  a caixa não é fácil encontrar o ponto morto, o mostrador do lado esquerdo com sol perde a visibilidade ao contrário do direito.   


Tomada 12V do lado esquerdo e um pequeno mas util porta objectos.


Resumindo, uma máquina impressionante, muito potente e ágil, fácil de utilizar e muito económica não consegui passar dos 6l/100, um passo de gigante no conceito maxi-trail.

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