Teste Ride Suzuki DL 1000 V-Strom ABS 2014
Chegada a altura de experimentar a revelação das Maxi-trail
da Suzuki. Modelo que segue a carismática sigla V-Strom, com muitos
apreciadores a nível mundial, desde a bestseller 650 e agora a esperada 1000.
Desde que vi o protótipo na Expo em Lisboa que me ficou a
ideia de uma máquina robusta e ágil, a frente desde início foi pouco consensual,
mas ao vivo agrada e é bem construída.
Sentado na máquina, o encaixe é perfeito e a posição de
condução natural, com um banco de bom tacto.
Para o teste escolhi sair da Benimoto, fazer o IC2, subir
até Casal Vale Ventos e depois ir até às Belas lagoas da Arrimal.
No movimentado IC2 foi uma delícia usar o motor entre as 3 e
as 5.000rpm, se bem que às 4.000 ele tem 10,5 de binário, é muito agradável
passar a suave caixa entre estas rotações. Já a subir a serra entrelaçando as
várias curvas com piso polido deu para ver a excelente agilidade da máquina, os
228kg, nada se notam e depois da primeira curva, venham elas insere e sai muito
bem o binário está sempre lá.
Da localidade de Vale Ventos para Arrimal, deu para apreciar
o belo amortecimento quer da suspensão frontal quer da traseira, muito bom,
filtram bem as irregularidades sem passar para o condutor nem para o conjunto, que mesmo em mau piso não
sobressai qualquer ruído parasita das carenagens.
Já nas
lagoas da Arrimal deu apreciar o cuidado nos acabamentos quer das soldaduras do
quadro quer em todos os pegamentos das carenagens, nota positiva para estes
itens.
O modelo foi-me entregue com pouco mais de 100kms, não puxei pala máquina,
em estrada a 6.000rpm vai 163km/h e ainda tem muito para dar pois o redline aparece
às 9.000rpm.
O vidro cumpre, é de fácil ajuste, tem várias posições, para
ajustar basta empurrar para a frente, para voltar á primeira posição é empurrar
na totalidade até destrancar e ele volta ao início, fácil e eficaz, os comandos
são fácies de usar o painel tem boa visibilidade.
Consumo do teste, (19,0km/L) 5,2L/100, nada mau para um motor pouco rodado
e que subiu e desceu uma serra.
Resumindo uma 1000 com 100cv sempre muito presentes, para
tal o binário logo cedo faz maravilhas, controlo de tracção, embraiagem
deslizante, jante 19 á frente, 17 atrás, suspensões reguláveis, tudo isto por
um preço a rondar os 13.000€, julgo que a Suzuki sai ganhadora e mete esta máquina
no sítio certo.
Já tive certa de 2o motos desde CBR, ZZR1100, Hayabusa, Transalp etc, mas: Particularmente sta moto Cativa logo ao Ver, e se realmente se comporta assim, parabens prá Suzuki.
ResponderEliminarHelder Manique
Será que um motociclista com 1:70 m de altura controla bem a moto nas paragens e/ou transito cidade?
ResponderEliminarVou fazer um teste drive para melhor avaliação
Tenho a opinião que deveria existir um modelo intermédio tipo uma 850.
ResponderEliminarOnde existisse toda a proporcionalidade entre a 650 e a 1000. Altura prestações equipamento ect.
Tenho o prazer de ter uma v-strom 1000 abs 2015, quem puder ter uma pode comprar sem medo, espetacular, tanto na cidade como em estradas( Por enquanto só andei no asfalto), acho que a Suzuki comete o deslize de não trazer de serie os acessórios, protetor de tanque, cárter e mão, do resto nota 1000 !
ResponderEliminarTenho uma 650 de 2009 há ano e meio, e não senti qualquer dificuldade quando experimentei esta. Apesar de ser uma "1000", mal se nota a diferença de peso ou tamanho, e o motor está feito para ser disponível mais que potência bruta. Não vale a pena modelos intermédios e comparando a facilidade de usar esta e a 650, o único critério que resta é o preço. Quem puder, aproveite.
ResponderEliminarGostei muito do teu Blog. Tenho um gosto especial por motas, e gostava de te desafiar para ver se consegues ficar em 1º lugar em algum destes jogos? www.jogosdemotas.net Dá-me o teu feedback ;)
ResponderEliminarA moto é espetacular, só andando para se ter a noção do que anda, e do conforto da nova v strom 1000. A minha é 15/16 e já esta com 5000 km. ABS e controle de tração uma maravilha.Quem esta na duvida pode comprar sem medo ainda mais pelo preço que esta agora.
ResponderEliminarAcho espetacular essa linha de motos bem diferendo do comum
ResponderEliminarTenho uma 16/17 Suzuki como sempre Braba! E Na mão, Motor muito forte e conjunto muito equilibrado consegue extrair o Limite com segurança.
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