Chegou à
altura de experimentar o novo modelo da BMW R1200 GS, modelo revolucionário da
marca por vir com refrigeração líquida, quebrando o seguimento da filosofia
seguida durante anos.
Depois de
muito ler e ter ido á apresentação nacional, á hora marcada o Luís Emídio da
Bomcar depois de uma breve explicação, entregou-me a moto (e cartão frota),
para fazer um teste á maquina que direccionei à cidade e às vias rápidas
adjacentes a Leiria.
Primeiro
contacto, tenho cerca de 1,90m e três dígitos de peso, “sentei-me” como uma
luva, a máquina é mais estreita que as anteriores (Experimentei GS850, 1100,
1150, e a anterior 1200) as pernas ficam bastante protegidas pelos novos
cilindros mais “compostos” e pelas linhas dos plásticos, os comandos, está tudo
lá no sítio, fácil e intuitivo.
A estética
desta moto é pouco consensual, uns amam, outros odeiam, no meu ver está tudo
estudado ao pormenor, plásticos muito trabalhados e com muito bom acabamento,
não gostei de ver o interior dos discos com alguma ferrugem, mota nova, nota
negativa. O painel é totalmente novo, excelente visibilidade com muita
informação, pena não ter informação do consumo instantâneo.
Os “fâns do
ar” que me perdoem, mas motor, potencia, deixa o anterior a milhas, a resposta
é instantânea, “modo road” em cidade senti o motor com um ligeiro bater, mal
mudei para “modo rain” sete estrelas, este modo com o Esa em modo julgo
denominado “soft” torna esta moto uma delicia em cidade, fiz umas brincadeira
desde subir e descer passeios e escadas em posição de pé existe um total controlo
e á vontade no domínio da maquina, já no modo “road” é “muito fácil” numa
passadeira desnivelada dar um pouco de gás e sair com a roda da frente no ar,
espectacular.
O som
emitido pelo silenciador, faz lembrar uma 450 de enduro, o motor parece que não
tem atritos, a máquina que andei tinha perto de 500km, este subia de rotação
tal uma máquina de competição, com um som novo lindo que ao passar busca
olhares. Continuando em cidade a ciclistica é mais do mesmo, ou seja de topo, o
ABS junto com o Controlo de Tracção (opcional) dão sensação da moto estar
colada ao chão, por varias vezes travei em curva, o conjunto não mexe é dar gás
e deitar, deitar, qualquer rotunda parece um “poço da morte” apetece “rotundar”
sem sair pois tal é a facilidade de deitar e emendar trajectórias, fabuloso, um
nó de acesso é uma delicia, curva, curva, deita e deita, sempre em mente que se
for preciso travar, a maquina para sem novidades ou atravessanços, nota 10 para
a segurança.
A
transmissão ficou mais macia em relação á antecessora, andei a “anhar” duas
vezes para encontrar o ponto morto, mas isso acontece em todas as maquinas
pouco rodadas, A maquina só tem 6 velocidades, só porque em estrada a sexta faz
tudo… tal é o binário que nas longas rectas que antecedem a Bomcar, saí da
abertura de uma via para duas em 6ª… e depois de atingir 200km/h às 7000 e
poucas rpm procurei de novo a 6ª, sendo que o motor faz 9500, vamos ver muitas
GS na boa a 220 ou mais, caso os radares deixem. No entanto acho que esta
maquina em curvas e contra curvas vai deixar muita boa gente para trás isso vai
aí vai ser rainha de certo.
Consumo
mostrou 7,1l/100km.
Terra, não
experimentei, “cruise control” também não.
Calcanhares
de Aquiles, como já disse ferrugem nos discos é mau, o raio da bola do descanso
lateral estava-me sempre a bater na bota, devia ser mais horizontal, o vidro dá
uma aerodinâmica excelente e facilmente regulável, mas na posição mais alta
vibra um pouco. Também pensei que a refrigeração líquida filtrasse mais os ruídos
provenientes do motor, desceram de tom mas continuam lá.
15.646€ de
maquina, um produto de qualidade e que tem tido boa valorização no mercado, no
entanto somando a isso:
Pack
Conforto, inclui protecção de punhos, suporte de malas, indicador de pressão
dos pneus e piscas em led por, 690€;
Prack
Dynamic, faróis e piscas em led, Dinamic ESA, modos de condução e controlo de
tracção, computador de bordo PRO, e pré-instalação de navegação por,
2250€;
Pack Active,
Cruise control, Enduro ASC, modos de condução e rarol de alto brilho diurno
por, 950€;
Pack Touring,
Dinamic ESA, pré-instalação de navegação, punhos aquecidos, computador de bordo
PRO e sistema de escape cromado por 1510€.
Um pau para toda a obra, cara,mas de certo vamos ver muitas nas nossas
estradas.
Simplesmente FABULOSA!
ResponderEliminarA Rainha incontestada da categoria e com esta nova proposta renova o reinado por mais uns tempos.
O design das motos da BMW é sempre algo inovador e fabuloso
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