quinta-feira, 4 de abril de 2013

Test Ride BMW R 1200 GS 2013



Chegou à altura de experimentar o novo modelo da BMW R1200 GS, modelo revolucionário da marca por vir com refrigeração líquida, quebrando o seguimento da filosofia seguida durante anos.
Depois de muito ler e ter ido á apresentação nacional, á hora marcada o Luís Emídio da Bomcar depois de uma breve explicação, entregou-me a moto (e cartão frota), para fazer um teste á maquina que direccionei à cidade e às vias rápidas adjacentes a Leiria.

Primeiro contacto, tenho cerca de 1,90m e três dígitos de peso, “sentei-me” como uma luva, a máquina é mais estreita que as anteriores (Experimentei GS850, 1100, 1150, e a anterior 1200) as pernas ficam bastante protegidas pelos novos cilindros mais “compostos” e pelas linhas dos plásticos, os comandos, está tudo lá no sítio, fácil e intuitivo.



A estética desta moto é pouco consensual, uns amam, outros odeiam, no meu ver está tudo estudado ao pormenor, plásticos muito trabalhados e com muito bom acabamento, não gostei de ver o interior dos discos com alguma ferrugem, mota nova, nota negativa. O painel é totalmente novo, excelente visibilidade com muita informação, pena não ter informação do consumo instantâneo.



Os “fâns do ar” que me perdoem, mas motor, potencia, deixa o anterior a milhas, a resposta é instantânea, “modo road” em cidade senti o motor com um ligeiro bater, mal mudei para “modo rain” sete estrelas, este modo com o Esa em modo julgo denominado “soft” torna esta moto uma delicia em cidade, fiz umas brincadeira desde subir e descer passeios e escadas em posição de pé existe um total controlo e á vontade no domínio da maquina, já no modo “road” é “muito fácil” numa passadeira desnivelada dar um pouco de gás e sair com a roda da frente no ar, espectacular.
O som emitido pelo silenciador, faz lembrar uma 450 de enduro, o motor parece que não tem atritos, a máquina que andei tinha perto de 500km, este subia de rotação tal uma máquina de competição, com um som novo lindo que ao passar busca olhares. Continuando em cidade a ciclistica é mais do mesmo, ou seja de topo, o ABS junto com o Controlo de Tracção (opcional) dão sensação da moto estar colada ao chão, por varias vezes travei em curva, o conjunto não mexe é dar gás e deitar, deitar, qualquer rotunda parece um “poço da morte” apetece “rotundar” sem sair pois tal é a facilidade de deitar e emendar trajectórias, fabuloso, um nó de acesso é uma delicia, curva, curva, deita e deita, sempre em mente que se for preciso travar, a maquina para sem novidades ou atravessanços, nota 10 para a segurança.

A transmissão ficou mais macia em relação á antecessora, andei a “anhar” duas vezes para encontrar o ponto morto, mas isso acontece em todas as maquinas pouco rodadas, A maquina só tem 6 velocidades, só porque em estrada a sexta faz tudo… tal é o binário que nas longas rectas que antecedem a Bomcar, saí da abertura de uma via para duas em 6ª… e depois de atingir 200km/h às 7000 e poucas rpm procurei de novo a 6ª, sendo que o motor faz 9500, vamos ver muitas GS na boa a 220 ou mais, caso os radares deixem. No entanto acho que esta maquina em curvas e contra curvas vai deixar muita boa gente para trás isso vai aí vai ser rainha de certo.


Consumo mostrou 7,1l/100km.
Terra, não experimentei, “cruise control” também não.
Calcanhares de Aquiles, como já disse ferrugem nos discos é mau, o raio da bola do descanso lateral estava-me sempre a bater na bota, devia ser mais horizontal, o vidro dá uma aerodinâmica excelente e facilmente regulável, mas na posição mais alta vibra um pouco. Também pensei que a refrigeração líquida filtrasse mais os ruídos provenientes do motor, desceram de tom mas continuam lá.
 

15.646€ de maquina, um produto de qualidade e que tem tido boa valorização no mercado, no entanto somando a isso:
Pack Conforto, inclui protecção de punhos, suporte de malas, indicador de pressão dos pneus e piscas em led por, 690€;
Prack Dynamic, faróis e piscas em led, Dinamic ESA, modos de condução e controlo de tracção, computador de bordo PRO, e pré-instalação de navegação por, 2250€; 
Pack Active, Cruise control, Enduro ASC, modos de condução e rarol de alto brilho diurno por, 950€;
Pack Touring, Dinamic ESA, pré-instalação de navegação, punhos aquecidos, computador de bordo PRO e sistema de escape cromado por 1510€.
Um pau para toda a obra, cara,mas de certo vamos ver muitas nas nossas estradas.

2 comentários:

  1. Simplesmente FABULOSA!
    A Rainha incontestada da categoria e com esta nova proposta renova o reinado por mais uns tempos.

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  2. O design das motos da BMW é sempre algo inovador e fabuloso

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